Rússia proíbe meio de comunicação que publicou as pás de Vladimir Putin | Rússia

A guerra do Kremlin contra a imprensa independente da Rússia aumenta depois que a mídia investigativa Proekt é proibida em retaliação a uma série de revelações profundamente embaraçosas sobre Presidente da Rússia, Vladimir Putin Altos funcionários do Kremlin.

A rara decisão de proibir um meio de comunicação importante da Fiat é pioneira em uma nova onda de veículos de notícias investigativas na Rússia, que estão competindo para espalhar notícias prejudiciais sobre altos funcionários e agora se preparando para o Kremlin aplicar pressão semelhante para fechá-los .

Na quinta-feira, a mídia estatal anunciou que o Ministério da Justiça da Rússia adicionou Proekt à sua lista de “organizações indesejáveis”, o que significa que seus jornalistas devem parar de trabalhar no site ou enfrentar processo criminal, e acrescentou oito jornalistas, incluindo o editor-chefe de Proekt , Roman Badanin. , para o Registro de “Agentes Estrangeiros”. Vários correspondentes da RFE / Radio Liberty e Open Media também foram declarados agentes estrangeiros.

É ilegal que outras agências de notícias façam links ou citem diretamente materiais não solicitados, o que significa que, em teoria, elas teriam que limpar seus arquivos de qualquer referência ao trabalho de Proekt ou poderiam enfrentar processos criminais. Este status também proibirá qualquer esforço de crowdfunding pela Proekt; Os doadores também podem enfrentar acusações.

O ataque à Proekt na mídia crítica e independente na Rússia foi testemunhado por sites de notícias como Medusa E a VTimes anunciou agentes estrangeiros (este último já foi encerrado), jornalistas da revista estudantil DOXA, o braço investigativo do Fundo Anticorrupção Alexei Navalny, são levados a julgamento. declarado “extremista”, e milhões solicitaram multas contra o RFE / RL financiado pelos EUA.

Alexei Navalny publica investigação sobre a fortuna de Vladimir Putin - vídeo
Alexei Navalny publica investigação sobre a fortuna de Vladimir Putin – vídeo

Mas esta é a primeira vez que um meio de comunicação foi explicitamente proibido por lei (o primeiro exemplo foi o fechamento do braço de mídia da Fundação Mikhail Khodorkovsky Aberto à Rússia) e parece indicar como Proekt tocou uma corda no Kremlin, investigando altos funcionários. e tópicos delicados, como a Rússia Resposta falhada para Covid-19 Foi implantado por mercenários na África.

Na semana passada, Badanin e dois outros funcionários da Proekt foram alvo de buscas domiciliares pela polícia, que disse estar investigando um caso de difamação de quatro anos atrás. Mas os funcionários da Proekt vincularam as buscas a seus planos de liberar uma investigação contundente sobre o ministro do Interior, Vladimir Kolokoltsev, que alegou que membros de sua família haviam se tornado incrivelmente ricos desde sua nomeação em 2012 e que ele suspeitava de ligações com o crime organizado.

Proekt também publicou investigações sobre alguns dos associados mais temidos de Putin, incluindo o presidente checheno Ramzan Kadyrov e um empresário. Yevgeny Prigozhin. Usando a propriedade vazada e as informações do passaporte, o site também reivindicou No artigo do ano passado Que Putin teve uma filha com uma amante secreta.

Durante anos, empresários pró-Kremlin têm comprado ou controlado pontos de venda de dinheiro, alertando os jornalistas para não cruzarem as “linhas duplas” ou serem demitidos.

Mas o surgimento de novos meios de investigação como o Proekt, que reduziu sua presença na Rússia para evitar a pressão do governo, deixou o governo com menos ferramentas para controlar sua produção além de declarar agentes estrangeiros, ir à falência ou procurar outras maneiras de fechar para baixo.

Proekt não comentou imediatamente sobre a decisão do governo na quinta-feira.

READ  O alerta de tempestade tropical se estende até a costa do Golfo da Flórida, enquanto Elsa se aproxima de Cuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *