Relatório de Viagem: Milão – São Paulo em Classe Econômica LATAM Brasil 777-300

Depois de mais de um ano, era hora de voltar para casa para o Natal e, felizmente, a LATAM Brasil havia acabado de retomar as operações em Milão – esta foi a primeira estrada a ser saqueada devido ao COVID.

Eu quase perdi meu vôo, no entanto; Houve apenas um trem de Siena naquele dia que chegou a Malpensa a tempo, incluindo três mudanças de trem em Empoli, Florença e Milão; O trem expresso de Florença para Milão atrasou 30 minutos e eu perdi o trem para o aeroporto. Eu tive que esperar mais 30 minutos para o próximo momento.

Eu tive que correr com algumas malas pesadas – e – Murphy condensa – um dos meus sapatos largado no momento em que desci do trem.

Finalmente cheguei à área de check-in a tempo. Eu fui um dos últimos passageiros a fazer o check-in, eles até me deixaram abrir minha mala e encontrar um novo par de sapatos e trocá-lo lá.

– Publicidades –

O embarque começaria muito em breve, então passei por um segurança (a entrada foi próxima pelo menos), o que foi bem rápido. O que eu não gosto em Malpensa é a longa caminhada até os portões Schengen adicionais, mas tudo bem.

E lá estava o nosso pássaro do dia: PT-MUC.

Havia uma fila enorme para entrar no avião – os agentes do portão verificam os documentos de cada passageiro uma segunda vez – para que eu pudesse sentar e esperar mais um pouco. Mais cinco minutos e eu estava na fila, pronto para pegar o 777.

Uniforme Charlie é um dos 10 777-300 da LATAM Brasil, todos entregues nos anos TAM. Como a maior aeronave do Brasil – e por isso, da América Latina – brilha como o carro-chefe da LATAM.

Esta embarcação foi entregue especificamente para uma nova TAM em dezembro de 2008, de acordo com Planespotters.net.

Vale lembrar que em 2019, a companhia aérea investiu milhões de dólares na modernização de sua tripla frota, para oferecer uma cabine executiva de última geração.

No entanto, você esperaria que a cabine econômica estivesse alinhada com os melhores produtos do mercado… o que, infelizmente, não foi o caso.

A propósito, me foi atribuído um assento do meio automaticamente e não consegui alterá-lo no site nem no aplicativo – a página estava sempre travando – e como o voo estava cheio, não foi possível alterá-lo no check-in balcão.

Esta era a vista do meu assento:

Um cobertor e um fone de ouvido aguardavam os passageiros em nossos assentos, dos quais apenas um lado funcionava.

O voo estava muito cheio. Não conheço a classe executiva – que tem 38 lugares e que a LATAM chama de “Premium Business” – mas a classe econômica, que tem 372 lugares, incluindo 50 lugares “LATAM +”, com mais espaço, estava completamente lotada, com apenas alguns lugares ou nenhum livre.

Apesar de checar documentos extensos no embarque, o voo partiu relativamente no horário. A resposta começou por volta das 12h00, cerca de 15 minutos após a hora prevista de partida.

Eu meio que gosto do vídeo de instruções de segurança da LATAM.

Tem sido o mesmo desde 2017 – você pode assistir em legendas em inglês abaixo.

Com tão pouco tráfego em Milão, o táxi para a pista ativa não demorou muito (relativamente), e às 12 horas o LA8073 estava no ar para aquele longo vôo transatlântico. Foi meu primeiro voo em um 777-300 e gostei muito da fluidez do voo. Estava quieto também, embora meu assento estivesse ao lado do motor.

A vista da janela também não decepcionou. Felizmente, meu companheiro de assento teve a gentileza de me deixar tirar algumas fotos.

Ainda não era hora do almoço, comecei a explorar o sistema de entretenimento chamado LATAM Play.

É realmente uma pena e uma oportunidade perdida que eles não tenham modernizado o sistema na economia, mas é o que eu acho.

A tela não era realmente responsiva – não havia controle remoto – e parecia muito antiga, embora a seleção de telas fosse muito boa.

Mas a sensação geral da cabine foi boa – você dificilmente pode vencer o 777 a esse respeito.

Logo ele começou a distribuir serviço de catering. Não demorou muito para minha aula ser servida, felizmente, então as refeições ainda não acabaram.

Para beber, opte por refrigerantes comuns, além de cerveja e vinho branco/tinto, então não é uma má escolha para a classe econômica.

Entre macarrão e frango, escolhi a opção de frango, e minha oração chegou assim.

Pelo menos os talheres não eram ruins, embora de plástico, então não quebraram.

Este era o aspecto do prato principal (e peço desculpas pela imagem ruim), e estava completamente sem gosto, o que é uma pena porque parecia bom para comida de avião.

Tentei dormir um pouco – não consegui – então peguei outra rodada de vinho.

Em tais situações, o ajuste do assento ajuda. Você não precisa abrir a mesa da bandeja se estiver apenas tomando uma bebida.

Depois que o segundo vinho acabou, fui para a parte de trás da cabine para esticar as pernas. A cabine estava escura porque a maioria das janelas estava fechada, e os comissários de bordo pareciam impor isso.

Aliás, a tripulação foi provavelmente o melhor ponto para voar LATAM em longas distâncias. Em ambas as viagens (de e para Milão), eles foram ótimos e muito atenciosos.

No entanto, na segunda metade desta viagem, minha tela congelou e não consegui mais ligá-la. Quando pedi à FA para redefinir, ela disse que sim, mas como acontece… nada aconteceu; Não ouvi nada sobre isso depois disso e não acho que a tela tenha sido redefinida, pois não desligou em nenhum momento.

Então foi uma viagem muito chata, apesar da emoção de voltar para casa depois de tanto tempo.

Mas dou-lhes o benefício da dúvida, pois pareciam estar muito interessados ​​em todos em ambas as viagens, tirando este pequeno problema.

De volta à viagem, já que estava esticando as pernas, fui ao banheiro, que é um dos muitos banheiros do Triple Seven – e era muito apertado; Nada mal, parecia um banheiro que você vê a um preço baixo 737. Durante toda a viagem, foi organizado.

Aconteceu milagrosamente que eu consegui tirar uma soneca – era muito longo para isso; Acordei alguns minutos antes de chegarmos ao arquipélago de Fernando de Noronha.

Para minha surpresa, esta viagem teve dois pratos completos – não um leve e um prato principal, como de costume, então eu não precisaria pagar preços fraudulentos para o jantar durante minha curta escala em Guarulhos.

Mas aqui vai uma confissão: acabei comendo um sanduíche de cheddar do McDonald’s no McDonald’s de Guarulhos, já que é uma refeição brasileira exclusiva e minha refeição de fast-food favorita em todo o mundo…

De qualquer forma, a segunda refeição consistiu nas mesmas bebidas de antes, e comendo, salada de frango (frio) ou macarrão. Peguei o frango de pepino que chegou assim.

Comparado com a primeira refeição, esta refeição foi incrível. E parecia bom também.

Feito isso, dominei o Angry Birds (apesar do touch screen ruim) e então, ao tentar abrir o mapa de voo, a tela do menu principal travou, como expliquei anteriormente.

Assim, por mais algumas horas tentando descansar, e ao nos aproximarmos de São Paulo, iniciamos nossa descida para o Internacional de Guarulhos – um lugar trêmulo.

O uniforme Charlie fez um pouso suave no maior portão do Brasil às 20h30, horário local – 23 minutos de atraso; Um longo táxi para o Terminal 3 foi bem sucedido e continuei minha jornada de volta para casa.

Como nada é fácil no Brasil, embora minha conexão com Porto Alegre fosse na mesma reserva, tive que pegar minha bagagem e devolvê-la. Embora os voos domésticos partam de outro terminal, as companhias aéreas têm uma área de despacho designada para eles depois da alfândega, então em meia hora eu os enviei para POA (embora a experiência tenha sido bastante decepcionante, pois o agente de check-in não me emparelhou em nenhum Uma vez eu estava esperando na frente dela e um colega teve que avisar que eu estava lá…).

Meu voo saiu às 23h, então ainda tive muito tempo para cumprimentar um amigo que não via há dois anos e passar pelo McDonald’s.

Também passei em frente a essa vista desolada… os balcões de check-in em Itapemirim. A companhia aérea havia falido duas semanas antes.

Quando cheguei ao portão, o embarque já estava em andamento. Eu estava tão cansado e só tive paciência de twittar uma entrada de log na minha viagem – mas foi bom estar de volta em casa.

Com a saída da Alitalia, é fácil dizer que participaria dessa viagem a qualquer momento, porque a LATAM Brasil é o player ininterrupto restante no mercado da Itália e do Brasil.

Eles fizeram um bom trabalho? Acho que sim, embora me incomode por que eles não aproveitaram a oportunidade de reforma para reformar completamente o 777 Economy Class. Quer dizer, eles adicionaram tomadas e padronizaram o layout dos assentos, mas ainda há algum trabalho a ser feito, porque o sistema de entretenimento estava bastante desatualizado.

Mas, além disso, a equipe foi realmente ótima (apesar de entender mal a tela) e a comida era decente, embora a primeira refeição faltou algum sabor.

É bom comparar esses produtos de longo alcance, quando o assunto é preço, você pode ter uma ideia de qual companhia aérea escolher no final; Para a LATAM, embora mal possa esperar para experimentar outros produtos de longo prazo em meus anos na Europa, certamente não diria “não”.