Fórum Empresarial Brasileiro destaca domínio do mercado halal | Portão da Paz

A segunda edição do Fórum Global Halal Business Brazil (GHB) chegou ao fim em São Paulo, reunindo representantes de comunidades empresariais, governamentais e religiosas para explorar o crescente mercado de comércio halal.

O fórum, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, foi organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (ABCC), com apoio da FAMBRAS Halal e Apex-Brasil.

Durante a sessão de abertura, Osmar Shehfi, Presidente da Câmara de Comércio Brasileira, destacou as conquistas do Brasil como fornecedor halal.

Ele acrescentou que o maior país da América do Sul envia 30% das suas exportações de carne para países de maioria muçulmana, tornando-o o maior exportador mundial de aves e carne bovina halal.

Em 2022, o Brasil exportou US$ 23,41 bilhões em alimentos e bebidas para países de maioria muçulmana, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.

Shehfi incentivou os empresários brasileiros a diversificarem suas exportações halal, incluindo produtos de maior valor agregado, como cosméticos, produtos farmacêuticos, vestuário e turismo. Ele enfatizou o aprendizado com empresas que operaram com sucesso nesses mercados.

Muhammad Hussein Al-Zoghbi, presidente da Fambras Halal, disse que o Brasil iniciou sua jornada no mercado halal há mais de quatro décadas, e desde então se tornou um player líder neste setor, especialmente na produção de aves e carne bovina halal.

Ele ressaltou a importância dos esforços de conscientização de organizações como FAMBRAS Halal e ABCC, que têm contribuído para aumentar o conhecimento técnico e a informação qualificada na indústria halal no Brasil.

Apoio de cima

Num memorando lido durante a sessão de abertura do fórum, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva reiterou a capacidade do país de oferecer produtos halal de “alta qualidade”.

Ele destacou as fortes relações comerciais do Brasil com os países da Liga Árabe e sua capacidade de atender às exigências do vibrante mercado halal.

Ele também destacou o projeto Halal do Brasil, que tem como foco a capacitação e certificação de produtos halal brasileiros para promoção internacional.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o chanceler Mauro Vieira enfatizaram, por meio de mensagens de vídeo, as relações arraigadas entre o Brasil e os países árabes. Alkmene discutiu os acordos de facilitação de investimentos que o Brasil concluiu com países como Marrocos e Emirados Árabes Unidos, e também destacou os benefícios ambientais e éticos da produção halal.

Entretanto, Vieira instou os participantes a explorarem sectores halal fora da alimentação, como cosméticos e moda, com grande potencial de crescimento nos países muçulmanos.

Mais de 11 milhões de imigrantes e descendentes de árabes residem atualmente no Brasil.

Uma homenagem cultural e intelectual a Ibn Khaldun

Nova tradução para o português brasileiro de Introdução: Uma introdução à história Ibn Khaldun foi lançado no fórum.

Este trabalho, muitas vezes referido como Introdução, lançou as bases para vários campos do conhecimento e continua a inspirar estudiosos de todo o mundo. A tradução foi apresentada por convidados ilustres, entre eles o Cônsul Honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hanoune, e o Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Osmar Shehfi.

Apoio à indústria

No segundo dia do fórum, foi assinado um acordo de cooperação técnica que visa promover a região Nordeste do Brasil no mercado halal.

O acordo, assinado pelo Dr. El Zoghbi, da Fambras Halal, e por Carlos Gabas, Secretário Executivo da Federação Nordeste Brasileira, visa abrir caminho para que fabricantes dos nove estados nordestinos tenham acesso a informações básicas sobre certificações halal, permitindo-lhes vender para países islâmicos.

Fabricantes e empresas brasileiras proeminentes reforçaram seu compromisso com o mercado halal e com a comunidade muçulmana em geral.

O mercado halal cresce anualmente e é um dos três principais destinos de exportação do Brasil, disse Rui Mendonça, CEO da Marfrig South America. A Marfrig é uma importante produtora de hambúrgueres e carne bovina.

Miguel Goularte, CEO da empresa brasileira de alimentos BRF, enfatizou seu longo envolvimento no mercado halal, que remonta à década de 1970.

João Campos, CEO Serra AlimentosEle destacou que 30 das 32 fábricas de aves da empresa estão qualificadas para a produção halal.

Enquanto isso, Murilo Coral dos Santos, Gerente de Exportação da… Minerva AlimentosEle disse que, de acordo com as previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), é esperado um aumento de 24% nas importações e na procura dos consumidores nos mercados do Médio Oriente e Norte de África (MENA) de 2018 a 2024.

Ele acrescentou que este crescimento destaca as grandes oportunidades disponíveis para as empresas do mercado halal.

Ele pede expansão com países islâmicos

Carlos Favaro, Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, expressou sua convicção de que o Brasil e os países islâmicos podem expandir ainda mais os seus já fortes laços econômicos.

Ele enfatizou a importância de aumentar o intercâmbio comercial e os investimentos para fortalecer as relações.

Favaro ressaltou que o Brasil é o principal fornecedor de proteína halal do mundo, já que as exportações de alimentos para países islâmicos representam 17% das vendas externas das empresas agrícolas brasileiras.

O valor total dessas exportações atingiu US$ 28,3 bilhões em 2022, incluindo açúcar, grãos, soja e aves. Favaro apelou à expansão da pauta de exportações e ao reforço do comércio como medidas básicas para reforçar a cooperação entre o Brasil e os países islâmicos.

O evento também recebeu mensagens de representantes internacionais, incluindo o Mufti do Reino Hachemita da Jordânia, Muhammad Al-Khalayla, e o Mufti de Kamil Samigulin da República do Tartaristão, enfatizando a importância do halal em vários aspectos da vida humana e seus principais papel no comércio e na saúde globais. e conscientização.

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