O chefe da BBC renuncia após polêmica sobre um acordo de empréstimo para o ex-primeiro-ministro Boris Johnson

Londres (CNN) cabeça em apuros British Broadcasting Corporation (BBC) Richard Sharp renunciou na sexta-feira depois que um relatório descobriu que ele falhou em revelar seu envolvimento na facilitação de um empréstimo de quase US$ 1 milhão para o ex-primeiro ministro britânico Boris Johnson.

Sharp afirmou que a violação foi “inadvertida e não material”, mas disse que estava renunciando “para priorizar os interesses da BBC”. Ele havia negado anteriormente estar envolvido no acordo ou ter um conflito de interesses porque o empréstimo ocorreu antes de sua nomeação como Presidente da Radiodifusão Pública.

Mas o relatório de Adam Hepstill descobriu que Sharp “falhou em revelar possíveis conflitos de interesse” a um painel multipartidário de MPs que aconselhou ministros sobre quem indicar.

“Pode ter havido um risco percebido de que Sharp não seria independente do ex-primeiro-ministro, se nomeado”, disse o relatório.

“Essas não divulgações causaram uma violação do Código de Governança, pois o Comitê não foi capaz de aconselhar os ministros sobre esses assuntos.”

O ex-banqueiro foi pressionado a renunciar depois que ele teria agido como intermediário quando Johnson procurava garantir o empréstimo, semanas antes do então primeiro-ministro Sharpe ser nomeado para o cargo em 2021. Sharpe disse aos legisladores em fevereiro que tinha ” nunca” providenciou o empréstimo”, observando que ele agia como “uma espécie de agência prestadora de serviços”.

A BBC, que é financiada por uma taxa de licença de £ 159 (US$ 193) paga anualmente por cada família que possui uma TV ou assiste a conteúdo de streaming, mergulhou em polêmica este ano depois de suspender o apresentador de futebol americano Gary Lineker por criticar a política de imigração do governo.

READ  Pequeno avião cai perto de Milão, matando todos a bordo

Lineker comparou uma nova lei controversa destinada a impedir que imigrantes ilegais entrem no país em pequenos navios, e seu carregado slogan “Stop the Boats”, à linguagem usada na Alemanha na década de 1930 – uma comparação que gerou uma resposta irada de partes do direito britânico. – A ala da mídia e vários legisladores do Partido Conservador, no poder.

O ex-capitão do futebol inglês foi posteriormente reintegrado depois que outras emissoras se recusaram a ir ao ar sem ele, e a empresa anunciou uma revisão do que freelancers fora de seu braço de notícias (como Lineker) podem e não podem dizer nas mídias sociais.

Lindsey Isaacs contribuiu para este relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *