Grupo de tablóides do Reino Unido admite coletar ilegalmente informações sobre o príncipe Harry

O editor do jornal britânico Daily Mirror admitiu e pediu desculpas por coletar ilegalmente informações sobre o príncipe Harry em seus relatórios, e disse que merecia uma compensação no início do primeiro julgamento do príncipe na quarta-feira.

Admitido em processos judiciais descrevendo a defesa do Mirror Group Newspapers.

O grupo continuou a negar que hackeou telefones para interceptar mensagens de voz e disse que Harry e três celebridades menos conhecidas fizeram suas reivindicações sobre o limite de tempo.

Mas reconheceu haver “algumas evidências de instruções de terceiros para se envolver em outros tipos de UIG (recolha ilegal de informações) em relação a cada um dos reclamantes”, incluindo o duque de Sussex. Ele disse que isso “exige compensação”, mas não explicou que forma isso pode assumir.

“A MGN pede desculpas sem reservas por todos esses casos da UIG e garante aos queixosos que tal comportamento nunca será repetido”, disseram os documentos do tribunal.

A editora disse que seu pedido de desculpas não foi um movimento tático de minimização de danos, mas foi feito “porque tal comportamento nunca poderia ter acontecido”.

O julgamento é o lançamento inicial de Harry em sua batalha legal contra a imprensa britânica. Harry e outras celebridades estão processando o ex-editor do Daily Mirror, alegando invasão de privacidade.

O caso é o primeiro de três processos sobre o hacking do telefone do duque e ameaça fazer algo que ele disse que sua família há muito temia: colocar um membro da família real no banco das testemunhas para discutir a revelação embaraçosa.

Essas atividades remontam a mais de duas décadas, quando jornalistas e detetives particulares interceptaram mensagens de voz bisbilhotando membros da realeza, políticos, atletas, celebridades e até vítimas de crimes. Um escândalo estourou quando o hack foi revelado.

READ  Novas casas na Inglaterra devem ter pontos de recarga de carros elétricos

Harry deve testemunhar pessoalmente em junhodisse seu advogado. Não seria sua primeira vez perante a Suprema Corte, depois de sua aparição surpresa no mês passado Observar a maior parte da audiência de quatro dias em um de seus outros processos.

Ele não apareceu para entregar as declarações de abertura no julgamento. Harry viajou por Londres para a coroação de seu pai no sábadoRei Charles III antes de sair imediatamente após a cerimônia De volta à Califórnia para estar com sua família no aniversário de seu filho.

O príncipe travou uma guerra de palavras contra os tablóides britânicos em casos legais e em seu livro de memórias best-seller, Spear., prometendo fazer da missão de sua vida consertar a mídia que ele culpa pela morte de sua mãe, a princesa Diana. Ela morreu em um acidente de carro em Paris em 1997 enquanto tentava escapar dos paparazzi.

Harry também processou os editores do Daily Mail e do The Sun por causa de um escândalo de invasão telefônica que eclodiu depois que uma investigação de um ano sobre ética jornalística em 2011 revelou que funcionários do agora extinto News of the World escutavam mensagens de voz de celulares.

Harry delineou suas queixas contra a mídia em documentos judiciais, dizendo que a imprensa o perseguiu desde seus primeiros dias e o romance criou uma imagem dele como um “peixe”, um “trapaceiro” e um “bebedor menor de idade”. As namoradas foram destruídas por “toda a imprensa tablóide como um terceiro”.

“Olhando para trás agora, tal comportamento da parte deles é absolutamente desprezível”, disse ele em uma declaração de testemunha em um caso semelhante.

READ  A Turquia interrompe o petróleo não sujeito a sanções russas, aumentando as preocupações com o fornecimento de energia

E seus processos podem prejudicar ainda mais as relações familiares, que estão tensas desde que Harry e sua esposa Megan deixaram a vida real em 2020 e se mudaram para os Estados Unidos, após uma denúncia sobre atitudes racistas da imprensa britânica.

Os jornais do Mirror Group e outros editores se defenderam principalmente afirmando que Harry não havia apresentado seus casos em seis anos.. O advogado do duque argumentou que uma exceção deveria ser feita porque os editores haviam ocultado ativamente a fraude.

Em uma revelação impressionante no mês passado que levou a um capítulo embaraçoso na vida de seu pai, Harry culpou sua família por sua demora em entrar com o processo..

Ele confirmou que foi impedido de processar o The Sun e outros jornais pertencentes ao magnata da mídia Rupert Murdoch por causa de um “acordo confidencial” – supostamente aprovado pela rainha Elizabeth II – que exigia um acordo privado e um pedido de desculpas.

Harry disse em uma declaração de testemunha contra os jornais do grupo de notícias.

“A corporação estava incrivelmente nervosa com isso e queria evitar a todo custo o tipo de dano à reputação que havia sofrido em 1993”, disse ele, referindo-se à transcrição de uma gravação vazada – publicada no Sunday Mirror – de uma conversa íntima. Seu pai, então príncipe de Gales, estava com sua amante, agora rainha Camilla, enquanto se comparava a um absorvente interno.

Harry disse que seu irmão, o príncipe William, havia acertado discretamente suas reivindicações de hackers com o News Group por uma “grande soma de dinheiro” em 2020. Ele também afirmou que seu pai instruiu a equipe do palácio a ordenar que ele desistisse do processo porque estava sendo mau para a família.

READ  A Alemanha está se movendo para proibir a maioria dos sistemas de aquecimento a óleo e gás a partir de 2024

Murdoch negou a existência de um “acordo confidencial” e não comentou o suposto acordo. O palácio não respondeu aos pedidos de comentários.

Harry alegou que os repórteres do Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People usaram métodos ilegais para reunir material de sua família e amigos para quase 150 artigos. O jornal disse que estava errado sobre como seus repórteres obtiveram as informações, dizendo que usaram métodos legais para muitos dos artigos.

Em 2015, os editores do The Mirror publicaram um pedido de desculpas na primeira página pelo hack do telefone e triplicaram seu dinheiro para £ 12 milhões (US$ 15 milhões) para compensar as vítimas.

O Mirror Group disse que mais de 600 das 830 reivindicações foram resolvidas. Dos 104 casos restantes, disse em documentos judiciais, 86 foram arquivados tarde demais para o litígio.

Um porta-voz dos jornais do Mirror Group disse antes do julgamento: “Onde erros históricos ocorreram, nós reconhecemos, assumimos total responsabilidade e pedimos desculpas sem reservas”. “Mas vamos nos defender vigorosamente contra as alegações de irregularidades em que nossos jornalistas agiram legalmente.”

Os processos foram combinados como um caso de teste que pode determinar o resultado das alegações de pirataria também apresentadas contra o Mirror Group pela ex-integrante do Girls Aloud Cheryl, ex-jogador de futebol do ex-cantor George Michael e ex-jogador de futebol Ian Wright.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *