CGTN: Reguladores britânicos revogam licença da estatal China Broadcasting Corporation

Organizador de mídia ofcom A empresa disse na quinta-feira que retirou a licença do canal estatal chinês depois que uma investigação concluiu que a licença pertencia indevidamente à Star China Media Limited.

Ofcom disse que a Star China Media Limited não tem “responsabilidade editorial” para dirigir o canal e, portanto, “não atende aos requisitos legais para controlar o serviço licenciado.” Ela acrescentou que a Star era a distribuidora, não a fornecedora, do canal de notícias.

Os organizadores também rejeitaram uma proposta da CGTN de transferir a licença para uma nova entidade depois de descobrir que ela permaneceria sob o controle do Partido Comunista Chinês, e, portanto, foi excluída pela lei do Reino Unido.

Um porta-voz da Ofcom disse: “Fornecemos à CGTN muitas oportunidades para conformidade, mas não o fizeram. Agora consideramos apropriado retirar a licença da CGTN para transmissão no Reino Unido.”

O canal será removido das ondas de rádio do Reino Unido com efeito imediato. De acordo com um porta-voz do Ofcom, a CGTN tem o direito de solicitar revisão judicial e pode solicitar outra licença no futuro.

No Reino Unido, todas as emissoras de TV e rádio precisam de uma licença da Ofcom para operar e estão sujeitas às regras de neutralidade, precisão e proteção da privacidade.

longa historia

O Ofcom já havia decidido que a CGTN, que transmite em inglês, Violação frequente dos padrões de neutralidade Cobrindo os protestos em Hong Kong.

O regulador identificou violações em cinco transmissões separadas e decidiu no ano passado que o canal enfatizava exageradamente as posições das autoridades governamentais em Hong Kong e na China sem explorar as opiniões ou motivos dos manifestantes. O Ofcom disse na quinta-feira que espera uma decisão “em breve” sobre as possíveis penalidades pelas violações.

READ  O gabinete israelense aprova o novo orçamento do estado pela primeira vez em três anos

O organizador acrescentou: “Temos outras três investigações relacionadas à justiça e privacidade em relação ao conteúdo do serviço CGTN que também estão em andamento, aguardando um estudo mais aprofundado”.

Ofcom também descobriu que a CCTV News, que foi renomeada para CGTN em 2016, violou suas regras em uma transmissão que cobria a prisão do investigador da empresa Peter Humphrey na China. Programas de rádio em 2013 e 2014 incluíram imagens de Humphrey “parecendo admitir ter cometido um crime”. O escritório do Ofcom disse que “tem o potencial de afetar materialmente e adversamente a percepção dos telespectadores sobre ele”, sem dar a Humphrey tempo suficiente para responder.

CGTN Ele afirma que fornece “ao público global cobertura de notícias precisa e oportuna, bem como serviços audiovisuais ricos, melhora a comunicação e o entendimento entre a China e o mundo e promove intercâmbios culturais e confiança mútua entre a China e outros países”.

A CGTN está sediada em Pequim e possui três centros de produção em Nairobi, Quênia, Washington, DC e Londres.

Seu escritório em Washington foi registrado no Departamento de Justiça dos EUA como um agente estrangeiro em 2019. No ano passado, a administração Trump disse que trataria a CGTN e quatro outras empresas de mídia chinesas como Extensões do governo de PequimSolicitar que cumpram as normas que regem as embaixadas e consulados estrangeiros.

Resposta da China

A CGTN e a embaixada chinesa em Londres não responderam imediatamente a um pedido de comentários.

As decisões do Ofcom podem aumentar as tensões com Pequim, que na quinta-feira disse que registraria uma reclamação com o chefe do escritório da BBC em Pequim sobre o que o Ministério das Relações Exteriores chinês descreveu como “notícias falsas” que a BBC transmitiu sobre a pandemia em 29 de janeiro.

READ  Macron considera reforma previdenciária antes das eleições

“O recente vídeo de notícias da BBC sobre a pandemia do coronavírus ligou a doença à política e reformulou teorias sobre ela. [China] Esconda a epidemia, [China] Sendo a fonte da epidemia, e [China] Ser responsável pela epidemia. “

A Public Broadcasting Corporation pediu “desculpas públicas” e “pare de difamar e atacar deliberadamente a China”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *