A Sky News Australia retirou-se do TikTok citando riscos de segurança apresentados pelo aplicativo de propriedade chinesa

Brisbane, Austrália (CNN) A Sky News da Austrália deixou o TikTok devido a preocupações de segurança que levaram vários governos ocidentais a bloquear o aplicativo de vídeo em dispositivos usados ​​por funcionários.

em artigo Postando no site da Sky News Australia na segunda-feira, o editor digital Jack Hutton disse que os riscos de segurança apresentados pela “plataforma controlada por Pequim” eram “grandes demais para qualquer editor de notícias sério”.

“TikTok é uma rede de espionagem disfarçada de plataforma de mídia social que demonstrou roubar ilegalmente os dados de jornalistas, cidadãos e políticos”, escreveu Hutton.

Nós exortamos [media organizations] Considerar esse dilema e parar de trocar segurança e integridade por perspectivas inúteis.”

A CNN entrou em contato com o TikTok para obter uma resposta.

Especialistas dizem que as preocupações de segurança por trás das recentes proibições do governo, embora sérias, atualmente parecem refletir apenas a possibilidade de o TikTok ser usado para inteligência estrangeira, não que fosse. Ainda não há evidências públicas de que o governo chinês realmente espionou as pessoas por meio do TikTok.

A Sky News Australia é propriedade de Rupert Murdoch News Corp (NWSA)uma entidade separada da emissora britânica Sky News, que pertence ao Sky Group, uma divisão do conglomerado americano Comcast (CCZ).

No ano passado, o proprietário do TikTok, ByteDance, admitiu que tinha quatro funcionários Acesso incorreto a dados pessoais Jornalistas do Financial Times e BuzzFeed.

A ByteDance disse que os funcionários envolvidos estão investigando possíveis vazamentos de informações e foram demitidos por abusar de sua autoridade para acessar dados de usuários do TikTok.

Separadamente, especialistas em todo o mundo levantaram preocupações mais amplas de que o TikTok apresenta um risco de segurança devido à grande quantidade de dados que coleta sobre milhões de usuários e sua suscetibilidade a uma possível interferência do governo chinês, que exerce influência significativa sobre empresas em sua jurisdição. . .

Proibição do governo

o Os Estados Unidos e outros países ocidentais Ele proibiu o aplicativo em máquinas do governo, com o governo Biden ameaçando avançar com uma proibição mais ampla, a menos que os proprietários chineses do TikTok vendam suas participações na empresa. Uma proibição geral que negaria o acesso de 150 milhões de usuários dos EUA à plataforma.

O TikTok negou repetidamente ter links para Pequim e CEO da empresa Xu Qiu Recentemente, ele disse em uma audiência no Congresso dos EUA que não viu nenhuma evidência de que o governo chinês tivesse acesso aos dados do usuário e nunca os pediu. Além disso, disse ele, a quantidade de informações que a empresa coleta sobre os usuários não é maior do que a maioria dos players do setor.

Embora vários governos tenham agido para excluir o TikTok dos telefones de seus funcionários, a maioria das grandes empresas de notícias ainda não fez isso.

Mês passado , A BBC aconselhou os funcionários a excluir o TikTok de seus telefones de trabalhoSeguindo um movimento semelhante da emissora pública dinamarquesa, DR, mas a emissora britânica ainda está postando seu conteúdo no aplicativo de vídeo curto para seus milhões de seguidores.

Hutton, da Sky News Australia, disse que a decisão da BBC de bloquear o aplicativo depois de publicar conteúdo na plataforma foi uma “ironia” que “prova que a fome de alcançar novos dados demográficos atormentou as estratégias editoriais nas redações em todo o mundo”.

A CNN entrou em contato com a BBC para comentar.

Antes de excluir sua conta, Houghton disse que a Sky News Australia tinha 65.000 seguidores e “vários milhões de visualizações de vídeo”.

O canal é conhecido por seus comentários conservadores e foi descrito no ano passado em um relatório de um think tank britânico Instituto para o Diálogo Estratégico como “uma importante saída de direita com influência crescente internacionalmente”.

READ  Bielo-Rússia ataca os Estados Unidos, reduzindo o número de funcionários da embaixada

Sobre a crise climática, também foi descrito como um “centro de conteúdo para influenciadores, céticos e veículos de todo o mundo”.

em 2021, Proibição do YouTube da Sky News Australia Desde o upload de novos conteúdos por uma semana até a disseminação de desinformação sobre a pandemia cobiçosa. Na época, a emissora emitiu um comunicado desmentindo as acusações de que sua apresentadora negava a existência da Covid-19, e que havia postado ou retirado vídeos mostrando muitos.

Hutton também argumentou em um artigo online que a decisão foi “um ataque perturbador à capacidade de pensar livremente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *